terça-feira, 27 de maio de 2014


Crowdfunding é um termo, muito conhecido internacionalmente, que está crescendo no Brasil de forma expressiva, mas afinal o que significa?
Resultado de imagem para varinha mágica tumblrDe forma bem simples, é o termo usado quando a gente fala de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo para o português seria algo como “financiamento pela multidão”. A ideia é que várias pessoas contribuam, com pequenas quantias, de maneira colaborativa, a viabilizar uma ideia, um negócio, um projeto.
Quem incentiva faz porque gosta e se identifica com os projetos. Surge a oportunidade de fazer parte de algo grande, mesmo contribuindo com pouco e qualquer um com uma ideia na cabeça pode se utilizar do crowdfunding. Ele é uma maneira de levantar o dinheiro que você precisa, para realizar o que você sonha, através de pessoas que anseiam por te ajudar.
Resumindo, crowdfunding é a mais nova forma de ajudar os outros. Às vezes, quem ajuda também pode desfrutar do produto ou resultado final. 



No Brasil, os mais conhecidos e eficazes são o Catarse. Que surgiu como a primeira plataforma de financiamento colaborativo de projetos criativos no país e teve seu código fonte liberado sob licença do MIT. Ele agrupa basicamente projetos culturais como publicação de livros, gravação de Cd's e audiovisual em geral, cujo grande parte consegue ter o empreendimento financiado totalmente ou em parte. Alguns chegam a ultrapassar o valor estipulado muito antes do prazo de colaboração acabar. Atualmente o site traz uma pesquisa mostrando o retrato do financiamento coletivo no Brasil.
Já o Idea.me, conhecido como o maior site da América Latina no gênero, agrega 7 países entre eles, também o México e a Argentina. Têm os mesmos valores do Catarse, mas entre suas categorias de projetos aceita trabalhos de empreendedorismo, impacto social e meio ambiente. Ele possui como parceiros a HP, o Movistar, a Ciel, etc. 

Existe ainda outros tipos de Crowdfunding voltados especificamente para projetos de empreendedorismo, causas sociais, projetos comunitários e muitos outros tipos que surgem por aí e veem na antiguada "vaquinha" um meio de ter seu desejo efetuado.  
Pessoas comuns financiando o seu projeto, e você ajudando outros projetos. Conheça alguns dos crowdfunding brasileiros que estão transformando sonhos em realidade.

Bicharia -  http://www.bicharia.com.br
Benfeitoria - http://benfeitoria.com
Catarse - http://catarse.me
Garupa - http://garupa.juntos.com.vc
Ideame - http://idea.me
Juntos - http://www.juntos.com.vc
Kickante - http://www.kickante.com.br
Impulso - http://www.impulso.org.br
Salve Esporte - http://www.salvesport.com
Sibite - http://www.sibite.com.br
Startando - http://www.startando.com.br
Vakinha - http://www.vakinha.com.br

O mais conhecido exemplo de poder do Crowdfunding, foi com relação ao projeto "Verônica Mars - O Filme". Os fãs viabilizaram uma campanha que mobilizou 90 mil deles a arcar com a produção da película que arrecadou US$ 5,7 milhões. O trabalho no Kickstarter quebrou todos os recordes em poucas horas, com fãs arrecadando 1 milhão de dólares nas primeiras 12 horas de campanha. A estreia é aguardada ainda para este ano. Outros artistas se dão bem seguindo esse exemplo. 

Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates