domingo, 4 de janeiro de 2015


Que Keira Knightley é uma atriz versátil e popular ninguém dúvida, porém o que muita gente não notou é que essa versatilidade está exposta entre os séculos encarando personagens fortes que mudaram épocas e provaram sua aptidão em representar.

É certo que como ela, a maioria dos atores ingleses tendem a ter na bagagem grandes personagens em adaptações de histórias que são reproduzidas de tempos em tempos. 

Mas Keira é campeã no quesito, perdendo apenas para Emily Watson. Todo filme que vejo aquela mulher está! Porém, voltando ao assunto, confira se você concorda com o que estou dizendo!

1 - Rei Arthur (2004 - Antoine Fuqua) 
Arthur (Clive Owen) é um líder relutante, que deseja deixar a Bretanha e retornar a Roma para viver em paz. Porém, antes que possa realizar esta viagem, ele parte em missão ao lado dos Cavaleiros da Távola Redonda, formado por Lancelot (Ioan Gruffudd), Galahad (Hugh Dancy), Bors (Ray Winstone), Tristan (Mads Mikkelsen) e Gawain (Joel Edgerton). Nesta missão Arthur toma consciência de que, quando Roma cair, a Bretanha precisará de alguém que guie a ilha aos novos tempos e a defenda das ameaças externas. Com a orientação de Merlin (Stephen Dillane) e o apoio da corajosa Guinevere (Keira Knightley) ao seu lado, Arthur decide permanecer no país para liderá-lo.

Filme de aventura que aborda uma versão diferente da qual nos acostumamos ver. Ele é limpo, mais próximo da época bruta que a idade média oferecia, sem o lúdico dos castelos e cavaleiros de armadura brilhante. Aqui até Guinevere é guerreira, luta e enfrenta grandes desafios para alcançar a liberdade.

2 - Orgulho e Preconceito (2005 - Joe Wright) 
Resultado de imagem para orgulho e preconceito posterInglaterra, 1797. As cinco irmãs Bennet - Elizabeth (Keira Knightley), Jane (Rosamund Pike), Lydia (Jena Malone), Mary (Talulah Riley) e Kitty (Carey Mulligan) - foram criadas por uma mãe (Brenda Blethyn) que tinha fixação em lhes encontrar maridos que garantissem seu futuro. Porém Elizabeth deseja ter uma vida mais ampla do que apenas se dedicar ao marido, sendo apoiada pelo pai (Donald Sutherland). Quando o sr. Bingley (Simon Woods), um solteiro rico, passa a morar em uma mansão vizinha, as irmãs logo ficam agitadas. Jane logo parece que conquistará o coração do novo vizinho, enquanto que Elizabeth conhece o bonito e esnobe sr. Darcy (Matthew Macfadyen). Os encontros entre Elizabeth e Darcy passam a ser cada vez mais constantes, apesar deles sempre discutirem.

Jane Austen, esse nome já mostra que o filme tinha tudo para ser perfeito e foi, sendo premiadíssimo e entrando pra nossas listas como queridinho dos dias frios de chuva. Com certeza, a melhor adaptação criada recentemente e se houver outra precisará ser muito surpreendente para ultrapassar essa.   

3 - Piratas do Caribe I/II/III (2003/2006/2007) 
Em pleno século XVII, o pirata Jack Sparrow (Johnny Depp) tem seu navio saqueado e roubado pelo capitão Barbossa (Geoffrey Rush) e sua tripulação. Com o navio de Sparrow, Barbossa invade e saqueia a cidade de Port Royal, levando consigo Elizabeth Swann (Keira Knightley), a filha do governador (Jonathan Pryce). Decidido a recuperar sua embarcação, Sparrow recebe a ajuda de Will Turner (Orlando Bloom), um grande amigo de Elizabeth que parte em seu encalço. Porém, o que ambos não sabem é que o Pérola Negra, navio de Barbossa, foi atingido por uma terrível maldição que faz com que eles naveguem eternamente pelos oceanos e se transformem em esqueletos à noite.

Quem não conhece Jack Sparrow e sua trupe? Outro marco do cinema que começou despretensioso e acabou gerando uma franquia que não para de gerar continuações de sucesso. O quinto filme está a caminho... 

4 - Desejo e Reparação (2007 - Joe Wright)
Em 1935, no dia mais quente do ano na Inglaterra, Briony Talles (Romola Garai) e sua família se reúnem num fim de semana na mansão familiar. O momento político é de tensão, por conta da 2ª Guerra Mundial. Em meio ao calor opressivo emergem antigos ressentimentos familiares. Cinco anos antes, Briony, então aos 13 anos, usa sua imaginação de escritora principiante para acusar Robbie Turner (James McAvoy), o filho do caseiro e amante da sua irmã mais velha Cecília (Keira Knightley), de um crime que ele não cometeu. A acusação na época destruiu o amor da irmã e alterou de forma dramática várias vidas.

Película forte de aparência doce no início, mas que te leva a um mundo de tramas escritas por crianças diabólicas que inconscientemente trazem consequências para o resto da vida. Depois de assistir é impossível não sentir revolta e repulsa pela personagem da Briana.  


5 - Silk - Paixão Proibida (2007 - François Girard)
Resultado de imagem para silk paixão proibida posterSéculo XIX. Hervé Jancour (Michael Pitt) vivia feliz ao lado de sua amada Hélène (Keira Knightley), até que a próspera indústria da seda européia é atacada por uma praga. Isto faz com que Hervé tenha que viajar até o Japão, onde precisará negociar a mercadoria em uma ilha misteriosa e lendária. Lá ele conhece o temido barão local, Hara Jubei (Kôji Yakusho), e também sua concubina, uma jovem sem nome de grande beleza. Logo Hervé fica obcecado pela jovem, mesmo lutando para esquecê-la a qualquer custo.

História delicada sobre a origem da seda no Oriente e o tráfico dela para Europa, um assunto bem pouco abordado até hoje no cinema. Como tema principal está o triângulo amoroso entre o marido, a esposa e a gueixa que ele visita quando vai buscar os fios de ouro. A partir dai a reação dos três perante a paixão cega do marido pela oriental prometida para outro é surpreendente. Um filme lindo sob todos os pontos de vista.

6 - Amor Extremo (2008 - John Maybury)
Quando crianças, Vera Phillips (Keira Knightley) e Dylan Thomas (Matthew Rhys) se amavam. Adultos, se reencontram em Londres, durante a 2ª Guerra Mundial. Ela é cantora e ele escreve filmes de propaganda para o governo. Apesar de ainda se amarem, Thomas está casado com a bela Caitlin Macnamara (Sienna Miller), com quem, surpreendentemente, Vera desenvolve uma grande amizade. O triângulo é acrescido de William Killick (Cillian Murphy), oficial que conquista a cantora e se casa com ela. Quando este é obrigado a servir na guerra, Vera fica sozinha com Dylan e Caitlin, e a batalha entre o que pensa e o que sente torna-se mais intensa.

Película interessante por se tratar de um quatrilho amoroso que brinca e insinua o perigo dessas relações o tempo todo. Mas como quem mexe com fogo acaba se queimando, a intensidade da guerra, os levou aos extremos como o nome diz. Dizem que é baseado em fatos reais ainda por cima.

7 - A Duquesa (2008 - Saul Dibb)
Georgiana Spencer (Keira Knightley) casou-se aos 18 anos com o Duque de Devonshire (Ralph Fiennes), que queria a todo custo ter um filho. Possuindo o título de Duquesa de Devonshire, logo Georgiana demonstrou sua inteligência e perspicácia perante a corte inglesa. Entretanto ela não conseguia dar ao duque um filho, com todas as suas tentativas de ficar grávida resultando em abortos ou em filhas. Isto faz com que o relacionamento entre eles se deteriore, pouco a pouco.

Baseado em fatos reais, mostra a história de uma mulher inocente que achou que fazia o certo, mas teve que aprender com a vida e a experiência que o mundo não era como ela imaginava pagando um alto preço por isso e tornando-se notável nele.  




8 - Um Método Perigoso (2011 - David Cronenberg)
Dirigido pelo cultuado David Cronenberg, o longa é uma mostra de como a relação entre Carl Jung (Michael Fassbender) e Sigmund Freud (Viggo Mortensen) faz nascer a psicanálise. Aborda a intensa e polêmica relação da dupla com a paciente Sabina Spielrein (Keira Knightley). O filme foi exibido em primeira mão no Festival de Veneza de 2011 e conquistou uma indicação ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Mortensen.

De todos os filmes, o mais complexo sobre experimentos dos primeiros grandes precursores da psicologia, mas no caminho havia uma mulher possivelmente histérica com seus problemas emocionais que iriam testar os doutores no assunto.




9 - Ana Karenina (2012 - Joe Wright)
Século XIX. Anna Karenina (Keira Knightley) é casada com Alexei Karenin (Jude Law), um rico funcionário do governo. Ao viajar para consolar a cunhada, que vive uma crise no casamento devido à infidelidade do marido, ela conhece o conde Vronsky (Aaron Johnson), que passa a cortejá-la. Apesar da atração que sente, Anna o repele e decide voltar para sua cidade. Entretanto, Vronsky a encontra na estação do trem, onde confessa seu amor. Anna resolve se separar de Karenin, só que o marido se recusa a lhe conceder o divórcio e ainda a impede de ver o filho deles.

Adaptação teatral para o cinema contando fielmente essa história triste que é ícone na literatura russa, porém nunca deixou de ser triste e injusta com todos os envolvidos.





10 - O Jogo da Imitação (2014 - Morten Tyldum)
Esta biografia de Alan Turing (Benedict Cumberbatch) acompanha sua ascensão no mundo da tecnologia, quando seus conhecimentos inestimáveis em matemática, lógica e ciência da computação contribuíram com as estratégias usadas pelos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, este homem tinha diversos conflitos com sua própria homossexualidade, buscando soluções de cura, e vindo a cometer suicídio em 1954.

Ainda por estrear no Brasil, é um forte concorrente ao Oscar 2015. Também baseado em fatos reais, mistura a guerra e seus heróis anônimos que foram omitidos por não serem adequados as regras da época.  
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates