quinta-feira, 8 de outubro de 2015



Conseguir um emprego se tornou, de uma hora para outra, artigo de luxo no dia a dia do Brasil. E se antes já não era fácil, agora a jornada é muito mais ardilosa. Mas manter o otimismo e a confiança são chaves fundamentais para correr atrás e dar a volta por cima, até porque é uma situação que poderá se reverter do nada, com uma simples ligação ou resposta de e-mail.

Então, muita sorte e competência acima de tudo, para todos os bravos buscadores e peregrinos do emprego. Se preparem acompanhando as dicas abaixo para empregados, empreendedores e recém-chegados a essa fase. 

Na Seleção

É preciso se preparar para as intermináveis e cada vez mais originais dinâmicas que são apresentadas aos candidatos. Faça isso de modo descontraído, assimilando aprendizados em dois filmes que são excelentes e levam o tema ao limite.

Jogos do Apocalipse (After the Dark - 2013 - John Huddles)
Resultado de imagem para jogos do apocalipseJacarta, Indonésia. O sr. Zimit (James D'Arcy) é um professor de filosofia que trabalha em uma escola internacional. Um dia, ele resolve desafiar os alunos de sua turma e propõe um jogo em que, dos 20 jovens, apenas a metade será selecionada para viver com ele em um bunker, onde todos poderão se abrigar de um desastre nuclear que tem por objetivo reiniciar a civilização humana na Terra. Entretanto, não demora muito para que os jovens discordem das regras impostas pelo professor e o deixem de fora do bunker, sujeito à radiação do apocalipse iminente.

Jogos do Apocalipse, também conhecido como Filósofos, é um filme despretensioso, porém muito inteligente que vai crescendo conforme as situações vão sendo impostas sem possibilidade de volta, deixando o clima pesado e revelando quem são as pessoas de verdade perante as escolhas que tem de fazer para sobreviver. Sendo ainda mais revelador quando as verdadeiras intensões da simulação feita no último dia de aula são apresentadas. O filme acaba do nada, mas antes de um final cortado, muitos acontecimentos levam o telespectador a diversos sentimentos e pensamentos que se confundem e o obrigam a tomar diversas decisões necessárias para sua sobrevivência. Realmente muito bem elaborado, desafiador e ideal para treinar.




O Exame (Exam - 2009 - Stuart Hazeldine)
Oito candidatos talentosos atingiram a fase final de seleção para uma poderosa corporação. O Instrutor do exame aponta três regras que devem ser obedecidas, sob pena de desclassificação: não falar com ele ou com o guarda armado na porta; não estragar os seus papéis; não sair da sala. Eles precisam responder uma única pergunta em 80 minutos - o problema é descobrir qual é a pergunta. Até onde você iria para ganhar o emprego da sua vida?

Se "Jogos do Apocalipse" termina do nada, "O Exame" começa. Você está num dia normal, tem uma entrevista de emprego muito boa e vai participar com outros candidatos. Até aí tudo bem, mas o problema está na tal pergunta que não existe e precisa ser descoberta, na folha em branco que não pode ser destruída e nos candidatos que possuem diversidades gritantes. Logo, o que seria uma dinâmica de grupo pode virar um estopim de âmbitos imprevisíveis. Na mudança de foco onde bons e maus são confrontados a todo momento para chegar a conclusão de que não existem caráteres puros em totalidade. Além, da sala claustrofóbica que se mostra mais envolvida na seleção do que deveria. Outro filme muito bom, com o crédito de ser surpreendente porque afinal, dos oito candidatos, quem levará a vaga? Que os jogos comecem... Opa! Esse é de outro filme! kkk Foi mal! 



Outra tendência para a seleção do candidato são os Jogos de Fuga, aqueles de computador, cujo objetivo era achar pistas para sair de um local em determinado tempo. Quase nada o filme acima! Para isso, você deve contar com sua equipe antes que o tempo acabe e revelar a saída ou conviver com a derrota. 

O pessoal começou a trazer o game para o mundo real com a intenção de diversão, mas as empresas já cresceram o olho e estão usando para treinar equipes e fazer processos seletivos. Deve virar tendência! Em São Paulo temos a Escape 60, com várias provas de 60 minutos. 

A mídia também está aproveitando isso, como já ocorreu em um episódio de "The Big Bang Theory" e agora para divulgar a estreia do filme "Goosebumps".





Para Empreender

Cursos online gratuitos elaborados pela HP que oferece 25 cursos em português voltados para potenciais empreendedores brasileiros. As aulas oferecem aos alunos dicas de como fazer seus negócios crescerem, fornecendo treinamento sobre TI. Os cursos online oferecidos permeiam as áreas de finanças, marketing, operações e comunicação, além de alguns tópicos especiais como empreendedorismo social e eficiência energética.



Para Começar 

Quem está a procura de emprego, não apenas algo para se sustentar, mas para realizar sonhos, fazer a diferença e chegar bem longe, pode contar com a Seção Carreira da Revista Exame online. Sempre com dicas e anúncios de oportunidades que atingem o Brasil e o mundo podendo transformar cidadãos comuns nos grandes líderes de corporações com o bônus de experiências únicas para uma vida. Agarrar oportunidades assim não é fácil, porém não será impossível se acreditarmos.


E é isso, c'est fini.
Advertise with Anonymous Ads

2 Comments

Adorei as ideias destes filmes !! Com certeza vou assistir...
Bjim

blogpatyrezende.blogspot.com

REPLY

Legal! Você não vai se arrepender!!! Bjus!!!

REPLY




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates