segunda-feira, 29 de maio de 2017

Cinema Adolescente... 20 Anos que Parecem Ontem!

Resultado de imagem para filmes adolescentes

Parece que só faz alguns minutos que, pra variar cheguei atrasada, e entrei por aquela porta escura que me revelava com discrição, uma sala lotada de jovens em plena tarde de quarta babando pelo maldoso Sebastian que aliado a sua irmã / filha do padastro, Kathryn jogava com a vida de todos, principalmente com a da inocente Annette.

Pra quem chegou uns 10 anos depois, estou contando a sinopse de Segundas Intenções, um filme que hoje é comum demais pra valer a ida ao cinema, mas que em 1999 me fez ter de sentar na primeira fileira e endurecer o pescoço até o final da trama. 

Inacreditável como o tempo passou e o gênero adolescente sofreu tantas mutações que se pararmos pra pensar, atualmente esse tipo de filme não é quase nada do que eram antigamente. 

Claro, a herança persiste, mas estava assistindo Prova Final de 1998, com um Elijah Wood que não fazia noção que viria a ser Frodo Bolseiro um dia, e me deparei com coisas que hoje seriam imperdoáveis no mundo adolescente. Eu não deixei de amar essas histórias que fazem parte da minha fase juvenil, porém é meio louco pensar que a atriz Jordana Brewster, de real descendência brasileira, famosa pela franquia Velozes e Furiosos, participa de uma cena em que conta com vergonha que vem do Brasil e é zoada por isso, do mesmo modo que piadinhas racistas, sexistas e bullying correm solto durante todo o filme. 

Mais louco ainda é que o pessoal tinha que inalar drogas o tempo todo pra provar que não eram afetados pelos tais alienígenas que estavam possuindo todo mundo. Películas assim não eram exceção, visto que, no início dos anos 2000, adolescente, quando não estava sofrendo de amor ou vivendo uma disputa, estava num grupo de amigos duvidosos sendo morto ou pairando de vítima de um mascarado. Acometido das tais regras básicas do gênero terror juvenil. Mais precisamente, franquia Pânico de 1996 e outros tantos que vieram depois, como Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado.

  • Você não vai sobreviver se fizer sexo;
  • Acredite quando gritarem a frase: - Atrás de você!;
  • Nunca dê as costas para alguém;
  • Você não vai sobreviver se beber ou usar drogas;
  • Você não vai sobreviver se falar a frase: - Volto já!;
  • Todo mundo é suspeito;
  • Você não vai sobreviver se perguntar: - Quem está aí?;
  • Você não vai sobreviver se sair para investigar um barulho estranho;
E as regras vão aumentando e se diversificando a medida que as sequências vão ocorrendo. A franquia tem 4 filmes no total que renderam até 2011. Quer saber quais são as outras regras? Confira aqui!

E se há uma coisa que esses filmes respeitavam eram os esteriótipos. Você sempre encontrava nessas histórias os caras babacas do time de futebol americano, o líder e outros idiotas balançando a cabeça atrás, o mesmo fato geralmente com 3 líderes de torcida que se achavam boas demais, enquanto apenas uma dominava as outras e humilhava a mocinha ou mocinho inocente, no caso dos jogadores. Também podíamos sempre contar com elementos clichês, como finais mágicos que terminavam com a viagem para a escola de arte em Paris sendo interrompida pelo cara babaca, que no decorrer do filme, deixava de ser pra descobrir suas verdadeiras motivações. Além da descolada, o esquisito, a grunge, o diretor idiota, os melhores amigos desinteressados, estranhos e geralmente de outra etnia, os pais alienados, os garotos espertinhos, uma escola de sei lá o quê e mais alguns elementos característicos. 

Um bom filme pra comprovar esses artifícios que levavam a galera teen ao cinema, é a paródia Não é Mais um Besteirol Americano e se quiser tem o adendo Uma Comédia Nada Romântica, que também flutua nesse campo. 

Outra questão, que não posso deixar de comentar são os atores que interpretavam personagens de 15 à 17 anos, sendo que muitos estavam na casa dos 25 a 30 anos. Sempre maravilhosos, e os feios, quando se transformavam, geralmente tiravam os óculos e o aparelho. Impagável! Eu e todo mundo amava essa parte da transformação e volta por cima, parecia vingança ao estilo novela mexicana. A ovação fechava com chave de ouro. 

Aí, as luzes se ascendiam e um turbilhão de adolescentes se levantava zoando, comentando e alguns chorando enquanto os créditos subiam. Acompanhados pela trilha sonora de uma banda de sucesso pra deixarmos o cinema, descobrindo um shopping lotado de outros jovens que viram filmes, hoje considerados modestos e sem efeito algum, mas que naquela época lotavam as salas e faziam a galera esperar ansiosa pela próxima quarta - dia mais barato - perambulando por aí com novas histórias, sonhos e esperanças na cabeça.  Foi assim que cresci num piscar de olhos, e embora pareçam estranhos, serão os filmes que sempre amaremos. Os filmes da juventude!

Recordando, acho que o primeiro filme adolescente de que tenho conhecimento é American Graffiti - Loucuras de Verão de 1973, que contava até com um Harrison Ford caipirão. Depois vieram Porkys, a era dos clássicos como Sexta Feira 13, criações de John Hughes, entre outros. 

Porém, na primeira metade dos anos 90, o gênero deu uma sumida pra prestigiar a fase seguinte, a universidade, criando grandes histórias como Com Mérito e Sociedade dos Poetas Mortos, voltando com força somente no final da década. 

Resultado de imagem para antes que eu vá posterA adolescência saiu de moda novamente no meio dos anos 2000 e agora se reinventa rápida. Já passamos, brevemente, pela fase dos musicais, livros fantásticos, vampiros e lobisomens e hoje contamos com filmes adolescentes mais realísticos, falando de histórias atuais. 

Os personagens são representados por atores com idades próximas e não há mais tanta preocupação em mostrar aqueles seres lindos e perfeitos, porém rasos de antes. O bullyng não tem mais graça e as turmas populares são feitas de jovens que buscam se encontrar. As histórias são diversificadas e saem da casinha pra mostrar dramas e alegrias. Um filme que brinca muito com isso é Anjos da Lei, onde ao voltarem pra escola, os personagens se deparam com novos conceitos, apenas anos depois de deixá-la. 

Enfim, não é perfeito, mas é um caminho. Visto que antigamente, as películas eram legais, mais ainda assim apenas divertiam, trazendo quando muito, mensagens superficiais. Porém, deixavam o pessoal que assistia com muitas estranhezas em relação a trama e personagens. Felizmente, o desconforto passado é algo que ninguém precisa suportar mais.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

Séries Que Estão Por Aí Enquanto Essas e Outras Ficam de Férias


Galera bonita que ama séries, sei que muitos de vocês estão tristinhos, outros apreensivos com o hiato de suas histórias semanais favoritas. Porém, principalmente nessa época em que ficam sem exibição, durante todo o verão americano (junho à setembronão aguentamos de aflição, dependendo de como parou, se voltará para a nova temporada... E essas perguntas e boataria correm solta até outubro, praticamente.

Imagem relacionada

Mas para preencher seu coraçãozinho inquieto, os canais de TV lançam ou seguem com novas atrações de menos episódios na chamada Summer Season. Segundo especialistas em show de TV, essa época é a mais difícil de se atrair público, por fatores como férias, a própria estação e a porrada de opções que surgem. 

Mesmo assim, cada emissora luta com unhas e dentes para emplacar programas, que a partir daí serão difundidos para o resto do mundo. 


Histórias repetidas, ideias pouco originais e até fora de contexto estão sendo apresentadas enquanto apenas algumas merecem a curiosidade do público. Entre essas podemos citar The Good Doctor, Deception, The Crossing, Still Star-CrossedThe Mayor e Life Sentence


The Good Doctor tem a vantagem de ser dos criadores de House. E se os capítulos que levam a vida do jovem doutor tiverem casos tão especiais e bem descritos como os de House, com certeza perdurará. Já Deception se assemelha a saudosa The Mentalist, porém o ator que interpreta o personagem principal, parece muito bem adaptado no papel de treteiro da magia. The Crossing é dos criadores de Lost e parece querer emplacar outro grande mistério que pode ser muito bom ou decepcionar muito, como a outra famosa e famigerada série. 


Still Star-Crossed apresenta uma obra adaptada de Shakespeare avançando o destino de Romeu e Julieta e traz atores de diversas etnias sem distinção de papéis, sem falar que parece bem construída. Vamos aguardar! The Mayor tem um crédito pela originalidade e serve de exemplo que qualquer pessoa pode fazer algo por seu ambiente, basta enxergar e querer. Tá apostado! E Life Sentence, acho é a que mais tem a cara do verão, trazendo uma garota que descobre que vivia numa redoma por conta de sua doença e agora que está curada, o mundo se apresenta na real.  

Resultado de imagem para the gifted poster

Já as medianas, que ficaram numa zona de conforto, só mudaram os rostos e o local são For The People, The Gospel of Kevin, Alex, Inc., The Resident, The Gifted e The Brave. For The People trava a luta de acusados e jovens advogados num tribunal, The Gospel of Kevin apresenta um anjo que cai do céu num meteoro para ajudar um cara nem tão bonzinho, Alex, Inc. é a típica comédia familiar com roupagem moderninha, The Resident ressuscita o gênero hospital milagreiro e sensível de Grays Anatomy, The Gifted trata-se do gênero herói, X-man pela qual o povo pegou gosto e finalmente The Brave, vem com o estilo soldado traumatizado no pós guerra cumprindo missões especiais. 

Como essas, estrearão muitas outras que vi e que ainda não vi, mas com certeza estarão pipocando por aí no mesmo gênero. Incrivelmente, elas podem cair no gosto ou esquecimento do público, para voltarem sempre que a estação permitir ou serem enterradas no arquivo negro das emissoras. Que nenhuma injustiça seja feita! 

Resultado de imagem para young sheldon

As menos prováveis são The Alienist, The Orville, Ghosted, Young Sheldon e Salvation. A primeira e a última respectivamente pelo clima. The Alienist traz um ambiente gélido de investigação a la Jack Estripador e Salvation fala sobre fim do mundo e o que fazer no último segundo, estilo tragédia fofa. Mas sempre tem quem goste! The Orville é mais uma das paródias de Set Macfarlane dessa vez zoando com Star Trek, Ghosted é uma previsão do que aconteceria se Supernatural tivesse sido criada por alguém sem nenhum amor a carreira e Young Sheldon representa a infância do Sheldon da série The Big Bang Theory mexendo e estragando com o que tá quieto. 

Uma coisa atípica, provando toda a falta de criatividade, é  a onda de ressuscitações que está acontecendo com histórias como  Will & Grace, Roseane, Dysnaty, entre outras. 


Bem, acho que é isso! Mas tenha certeza que essa é só a primeira impressão, pois muitas outras séries ainda surgirão, podendo pertencer a qualquer um dos três grupos. E ninguém é obrigado a se adequar a nenhum gosto, por isso estão surgindo tantas histórias com atores famosos e enredos pra todos os perfis. Atualmente, acredito que o público das séries está maior até que o dos filmes em algum momento. Visto a mudança em premiações, etc. 



Resultado de imagem para realiveBônus: Realive - Projeto Lázaro

Mas se você ainda gosta de filmes, séries, etc. Realive - Projeto Lázaro vai agradá-lo muito. Max é um jovem designer que sofre de uma doença terminal. A solução que encontra para sobreviver passa por congelar o seu corpo como parte do Projeto Lázaro. A experiência funciona e ele acorda em 2084, mas a sua segunda chance é diferente do que ele imaginou. Um filme sobre como e porque viver o agora e não se apegar as ilusões do futuro. Afinal, o que você não encontra agora no seu íntimo, não é o tempo que fará encontrar. Resumindo, também cai no usual. Cuidado com o que você deseja! 

terça-feira, 16 de maio de 2017

Ideias de Aplicativos Pra Salvar o Planeta!

Resultado de imagem para save the planet

O planeta está morrendo de diversas maneiras. Disso todo mundo sabe, mas será que realmente estamos fazendo alguma coisa pra mudar? E se agirmos, terá eficácia pra todos os problemas que a Terra apresenta hoje em dia? 

Perguntas sem resposta que sequer temos tempo de responder, enquanto precisamos sobreviver. Mas independente de qualquer informação ou tempo, devemos ser corretos, introduzindo em nossas vidas maneiras de preservar o próximo segundo de tempo com aquilo que temos a disposição.

Resultado de imagem para pessoa perdidaÉ impossível saber ao certo pra onde estamos caminhando, com tantas invencionices e aparições, porém como tantos que estão por aí, não se sinta solitário. Conquistando, como você sabe, mais um dia para o planeta. Afinal, esses serão de fato os verdadeiros heróis!

Uma opção muito conhecida atualmente são os aplicativos, que se difundidos com boas ideias, podem preservar e introduzir o mundo tecnológico ao mesmo tempo. A galera antenada não fica de fora e faz algo à respeito. 

Possíveis Aplicativos:


Meu Talento Interior - Esse poderia ajudar os pequenos empreendedores individuais com dicas de organizações como o Sebrae, leis do MEI (Micro Empreendedor Individual). Relatando por áreas as melhores maneiras de ter um negócio utilizando material e respeitando questões do ambiente. Alimentos, artesanato, serviços, vestuário, etc. podem fazer com que pequenos negócios lucrem e tragam benefícios a esfera e a economia. 

Resultado de imagem para aplicativoPromoAja - Esse diz mais respeito a economia do consumidor. Através desse aplicativo, frequentadores de supermercado, lojas de rede, etc. podem tirar fotos de promoções e divulgar, comentando o local, preços em outros lugares, se tem mais barato, promoções relâmpago, bons ambientes, produtos frescos, na validade, entre outros. Além de debater e divulgar, os consumidores podem receber dicas do Procom e dos Direitos do Consumidor. 

Troca Treco - Para anunciar e trocar de graça por algo que esteja precisando. Só poderá ser escambo, ou seja, por método de troca e valerá mais objetos feitos de artesanato, recicláveis e que seriam descartados de maneira indevida, mas podem ser muito uteis a alguém. Dicas de conservação e descarte correto, além de endereços de entidades assistenciais para doação estariam a disposição.


Galera da Vez - O aplicativo pode reunir pessoas solitárias, que estejam querendo sair, mas não tem carro, companhia, se sentem inseguras em ir sozinhas, não sendo encontro, apenas para fins de amizade. Formando uma rede de amigos que poderia crescer muito. 


Recik - Esse avisaria onde têm coisas para serem coletadas. A pessoa que fez o descarte avisa que há recicláveis em tal endereço e outras interessadas iriam buscar, fazendo a coleta sem problemas e do modo correto. Uma ideia ótima que poderia ser desenvolvida por cooperativas e estimulada pelo uso da população das cidades. 


Só algumas das várias ideias que podemos ter diariamente para ajudar a natureza, o ambiente e as pessoas a sobreviverem as divergências do lugar. Perdurando ao tempo e também fazendo a sua parte enquanto estimula outros mais. O meu recurso é a tecnologia e a divulgação de informações. E o seu, qual é?


Relacionado ao assunto, veja nesse vídeo impressionante o que pode acontecer com um mundo cujo ninguém liga pra onde vai. Acham que o planeta é refém, mas quem realmente sobrevive e quem morre sem a existência do outro?