sexta-feira, 14 de setembro de 2018


Concursos e provas são coisa cada vez mais escassa no país. Agora é que estão começando a surgir alguns novamente e mesmo assim sem a perspectiva de altos cargos. No entanto, diante dessa enorme crise e falta de emprego, qualquer cargo que pague o mínimo pra viver com a garantia de vaga e benefícios já é um feito e tanto. 

Pra quem não sabe, os concursos são designados pelo município, estado e país

  • Os concursos municipais são os da própria cidade, onde o nomeado irá atuar em cargos municipais e responderá de maneira geral ao prefeito e ao município. Geralmente são realizados a cada 2 anos com validade igual, podendo ser prorrogados por mais 2 anos. 
  • Concursos estaduais são aqueles criados pelo estado pra dar suporte aos estabelecimentos estaduais como polícia, escolas, saúde, cultura, etc. Os funcionários nomeados atenderão ao estado e ao governador nas diversas cidades que formam o estado e a validade da prova é a mesma que a municipal.
  • Por sua vez, concursos federais são os que atendem ao país, geralmente com postos de trabalho nos ministérios em Brasília e cargos que pagam altos salários. Muito concorridos há tempos atrás, agora estão praticamente paralisados sem data de retorno. 
Se os mega concursos estão morrendo, resta se virar por enquanto com o que tem à mão. Os estaduais mais comuns são pra secretaria de escolas, atendentes de postos de saúde e outros serviços, que quando abrem concurso, costumam nomear um bom volume de pessoas e o investimento do tempo é mais garantido. O mesmo acontece com os municipais, dependendo do cargo. No entanto, quanto menor a escolaridade exigida, maior a concorrência. Mas, a quantidade de pessoas que estuda é mínimo, portanto, quem estiver preparado tem uma grande vantagem aos demais. 

Resultado de imagem para estudandoÉ importante avaliar o número de cargos, local de prova, preço do concurso, prestadora da prova, possibilidade de nomeação e outros atributos que sejam diretamente do interesse do candidato, pra saber se realmente vale a pena. Pois com a atual situação do país, tudo o que um cidadão não precisa é perder tempo. 

Decidido por fazer a prova, saiba que o que cai na maioria desses certames é basicamente português e matemática, seguido de algumas questões de atualidades e informática. Agora, devido a concorrência, também legislação e específicas do cargo. 

Imagem relacionadaDesse modo, pra quem deseja estudar pra concurso ou provas escolares, ou ainda pra aprimorar o inglês, seja por motivo de mestrado, emprego ou viagem, seguem abaixo algumas opções de canais que explicam passo a passo essas matérias de maneira interativa e portável. 

Obs. Em período de campanha eleitoral vigente, como em que estamos agora, concursos estaduais e federais, que envolvem a eleição de 2018 estão suspensos de nomeação. Somente os municipais estão livres pra seguir.  


Português - Curso Online Gratuito

O curso online gratuito é uma iniciativa de vários professores que além de ensinar português, também dão aulas de inglês, biologia, física e química. As aulas são rápidas, explicativas e sem rodeios. No caso do português, quem ensina é a professora Letícia que além de lecionar no curso online, tem seu próprio canal, Português com Letícia, somente com conteúdo da matéria. 




A professora Angela é uma das profissionais do YouTube Edu com a matéria de matemática, explicando praticamente tudo desse tema que tira o sono, a concentração e as notas de muita gente. Afinal, quase todo mundo acha que com matemática é ame ou deixe-a. Mas Angela está aqui justamente pra provar o contrário, ensinando o passo a passo minucioso de cada etapa de execução das contas. Só não aprende quem não quer, hein! 



Inglês 

Pra inglês temos 3 perspectivas, a primeira é de um americano ensinando pra brasileiros e americanos, a segunda de uma brasileira ensinando pra brasileiros através de brincadeiras e ações e a terceira é de um brasileiro ensinando de modo mais tradicional pra brasileiros. Estamos falando respectivamente de Small Advantages, English in Brazil by Carina Fragoso e Inglês Winner. Mesmo com essas variações, todos se dedicam muito e atingem o objetivo do aluno de aprender inglês de maneira natural e divertida de modo que fixe como experiência. 



Concursos - Concurso Virtual

Canais com matérias pra concurso é mais complicado porque agrega diferentes assuntos e variados concursos. Geralmente são criados por cursinhos e interessados no tema, misturando matérias com dicas e propaganda. Sendo assim, mais vale procurar um canal que agregue o concurso de interesse, priorizando lições em que dúvidas e exercícios de provas anteriores. Mesmo assim, um canal que pode ser de ajuda é Concurso Virtual, que como o próprio nome fala, traz dicas pro candidato se manter mais centrado e atento. 

Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates