domingo, 29 de outubro de 2017

Imagem relacionada

O Halloween está aí novamente cada vez mais forte na cultura mundial, se mostrando diferente de assustador, muito divertido. Mas nem sempre foi assim, e antes de qualquer monstro, travessuras ou gostosuras, a data era especialmente dedicada as bruxas. 

Um ser mitológico real que confunde ilusão e realidade, mágica e boataria, fazendo durante os séculos vítimas e crentes, além de gerar lendas e curiosidades que se espalharam e hoje refletem em muitas referências da sociedade. 

Wicked: A História Não Contada das Bruxas de Oz - é um musical reimaginando o filme O Mágico de Oz de 1939, contando pela perspectiva das bruxas de Oz a história de Dorothy. O musical quebrou recordes de bilheteria, sendo o mais assistido na Broadway e ganhador de diversos prêmios. 

Origem das Bruxas - a palavra vem do verbo italiano bruciare e significa queimar - brucia - a expressão era usada primeiramente para designar uma ré, depois associaram o termo a mulheres sábias, detentoras dos conhecimentos da natureza e da magia. 

Wicca - Conhecida como a bruxa moderna boazinha, também é o nome da religião neopagã, influenciada por crenças pré-cristãs e práticas da Europa Ocidental que acredita na existência da magia, na interação com a natureza e festeja os Ciclos da Vida e os Sabbats. 

Bruxas nos Contos de Fadas - vem da Idade Média, onde o medo dominava a crença, parecendo que existiam somente na imaginação popular como uma velha que voava em vassouras à noite, transformando pessoas em animais e fazendo feitiços com maldades. Não demorou para que fossem retratadas como vilãs nas histórias que conhecemos até hoje. 

Bruxas de Salém - trata-se de um episódio famoso que aconteceu em 1692, em Massachusetts no povoado de Salém, gerado pela superstição e crueldade, causando a histeria que acabou por envolver em torno de 120 pessoas com acusações, sentenças e culpa de algo que começou como brincadeira, boato e terminou mal. 

Bruxaria Real - de modo verdadeiro, as bruxas são associadas as vassouras, pois utilizavam-nas, pasmem para passar alucinógenos em outras partes. Elas também dançavam nuas e adoravam a lua como parte de seu culto a natureza. 

Sabrina e Harry Potter - ambos são dois dos mais famosos bruxos da atualidade, desde os anos 90. Sabrina, a feiticeira é a bruxa adolescente que precisa praticar sua magia e entender as regras do mundo da feitiçaria enquanto apronta muitas confusões. Já Harry Potter é o denso garoto dos livros de J.K. Rowling que tem desafios de vida e morte num mundo bruxo cheio de armadilhas, mas também vantagens. 

Bruxismo - além de bruxaria, também é um termo usado para nomear o ato de ranger ou apertar muito os dentes, às vezes, emitindo sons. 

Bruxas no Halloween - a crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Estes acreditavam nas superstições comemoradas em festas de 1500 a 1800, onde eram feitas grandes fogueiras para queimar joio visando repelir, entre outros, bruxaria e peste negra. No Halloween, também se previa o futuro e vários outros rituais envolvendo a agricultura e crianças eram feitos, aperfeiçoando a festa até chegar no que se transformou hoje. 

Resultado de imagem para bruxa de blairBruxa de Blair - mais que um filme é um projeto de 1999, que revolucionou o gênero terror ao trazer a história contada por uma câmera diretamente pela protagonista, com um orçamento baixíssimo e truques que colocaram em dúvida muita gente sobre a veracidade do enrendo. 

Bruxas Adolescentes - bruxas adolescentes viraram febre nos últimos anos, sempre tem alguma produção falando a respeito. A última grande foi Vampire Diaries, onde as bruxas, além de adolescentes também eram em sua maioria negras descendentes de New Orleans, reduto de maioria negra no país. 

Grimório - trata-se do livro particular de bruxas e feiticeiros. Uma espécie de diário onde podem anotar suas receitas e experiências com a magia. 

Melhores Filmes de Bruxas - como melhores podem ser considerados a Bruxa de Blair, o recente a Bruxa, a saga Harry Potter, as Bruxas de Salém, as Bruxas de Eastwick, Abra Cadabra, Stardust, entre outros que levam o tema ao extremo da delicadeza ou do terror. 

Black Magic / Little Mix - música que teve recente sucesso e faz no clipe uma homenagem ao filme Jovens Bruxas dos anos 90. Ótima história adolescente do gênero! Quem não assistiu, fica a dica!



Bruxa Comercial - existe todo um mercado de negócios envolvendo o mundo das bruxas, onde é possível se pensar em oportunidades desde simples festas a fantasia, até lojas equipadas com acessórios de diversos segmentos.

Cidades das Bruxas - Salém é com certeza a cidade das bruxas nos Estados Unidos por possuir toda uma temática voltada para a crença e apoiar o turismo baseados na história ocorrida. Na Inglaterra, a cidade é Bratislava por ter queimado pessoas acusadas de bruxaria. Na Itália é Triora, Zugarramurdi na Espanha, Goslar na Alemanha, Bruges na Bélgica, entre várias outras cidades pelo mundo.

Imagem relacionadaA Feiticeira - foi uma famosa série de TV americana de 1964 que levou o gênero para o mundo e depois se transformou em filme no ano de 2005 com Nicole Kidman no papel tema. 

Gato de Bruxa - na Idade Média, várias mulheres acusadas de bruxaria possuíam gatos, principalmente de cor preta, passando a impressão para os leigos que ambos tinham um pacto maligno e podiam se ajudar nos feitiços. A figura felina não era vista com bons olhos em diversos países supersticiosos como China e Pérsia. 

Resultado de imagem para salem gato da sabrinaA Dama Branca - curandeiras também eram vistas como bruxas nos séculos anteriores ao XX, sendo conhecidas como damas brancas por aqueles que as respeitavam e entendiam que seus dons eram voltados ao bem. 

Bruxas Famosas - Bruxa do 71, a Feiticeira, Bruxa Má da Branca de Neve, Malévola, Elvira - a Rainha das Trevas e muitas outras boazinhas ou nem tanto que povoaram nossas histórias desde sempre. 
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates