segunda-feira, 25 de junho de 2018

Imagem relacionada

Não importa onde e quando, todo mundo nasce com um sobrenome. Dos mais inusitados aos mais comuns, todos vêm de uma origem que surgiu por acidente ou necessidade. Assim, os sobrenomes começaram em meados do século XII, onde até então os europeus medievais eram conhecidos por um único nome. Os chineses já utilizavam esse método muito antes, desde aproximadamente 2.852 a.C.

O feudalismo ajudava monarcas e plebeus a viverem isolados, facilitando o reconhecimento de cada um somente por seu nome original. Porém, com a abertura da sociedade, essa identificação foi se tornando confusa e a necessidade de nomes que diferenciassem um clã ou um ser num grupo distinto, gerou o sobrenome. 

Antes disso, era quase impossível a comprovação de heranças, o envio de mensagens, entre outras situações em que poderiam se adequar diversas pessoas com um mesmo nome e lugar. Não havendo regra, ele aconteceu gradualmente, usando critérios como:

Geografia: José do Vale - por morar no vale.
Adjetivo: João Forte - por ser considerado forte.
Profissão: Samuel Fisher - por trabalhar como pescador
Filiação: Leonardo Rodrigues - por ser filho de Rodrigo
Religião: Ícaro dos Santos - por ser órfão, degredado, católico novo ou membro da igreja. 

Desse modo, iniciaram-se muitos sobrenomes, criados mais tardes em variadas situações. Entretanto, sempre derivavam de um apelido ou aspecto marcante de quem o levasse. O sobrenome tornava-se marca registrada de um grupo familiar e passava para seus descendentes a partir daí. 

Nobres e proprietários de terras tinham nomes enormes, pois além do nome de batismo, que podia ser composto, ganhavam também como sobrenome o título de cada propriedade ou ligação de sangue pertencente a família. 

Ex. Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa - o famoso pintor e litógrafo francês pós-impressionista, tinha origem nobre de pai e mãe e levou no extenso nome a garantia das propriedades e a nobreza da família. Muito comum na época, para esses casos. 

Com o tempo, não ter um sobrenome tornou-se vexatório, pois significava que a pessoa não tinha clã, descendência, nem antecedentes. Logo, não era confiável. 

Ex. Leonardo Di Ser Piero Da Vinci - nome completo do pintor Leonardo da Vinci que dizia (Leonardo filho do Sr. Piero da Vinci).



Independente de qual for o seu sobrenome, há uma história oculta esperando para ser revelada. O Brasil agrega e miscigena, anualmente, centenas desses sobrenomes mundiais, cujos próximos com certeza serão de origem haitiana, venezuelana, síria, entre outras. 

Pensando numa rápida pesquisa e descoberta foi que surgiu o Forebears, um site que aponta a origem de qualquer sobrenome já criado, trazendo sua história e evolução pelo mundo. Para consultar é muito simples:

1 - Basta acessar o site



2 - Digitar o sobrenome na lacuna em branco, verificando se a grafia está correta e clicar em pesquisar: Ex. Oliveira



3 - Pronto! Uma página completa de pesquisa aparecerá com informações como definição, posição entre os sobrenomes mais comuns, número de pessoas existentes usando-o, país mais relevante, grafias semelhantes, além de outras formas de escrevê-lo. 


Obs. Sobrenomes compostos devem ser pesquisados um por vez. 

Feita a pesquisa, orgulhe-se de suas raízes e aproveite para contar sobre as origens, contemplando o fato que você é muito mais que o agora. É o elo entre o passado e o futuro que vai em frente arrastando acontecimentos, sonhos e realizações que talvez nem conheça, mas que são parte de você. 
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates