segunda-feira, 2 de julho de 2018


Não há dúvidas de que o cinema é uma das mais famosas expressões culturais já inventadas pelo homem. Assim, desde o século passado, os filmes evoluem e revolucionam a maneira de se contar uma história. Trazendo sempre algum elemento, que faz daquela, uma película especial e particular, apesar de possuir, às vezes, um roteiro clichê. 

Mas grande parte dessa diversidade ocorre devido as características do país ou região em que o filme é produzido. A cultura dos povos de cada nação influência muito nos rumos da história, no designer e nos aspectos gerais da película, fazendo com que sejam identificados por seus atributos.

Alguns países são representados da seguinte forma:


Austrália - A austrália simboliza os países da Oceania nesse quesito, trazendo como filmes mais característicos aqueles que representam suas planícies de terra seca e vermelhidão. Geralmente povoada por aborígenes e pequenos vilarejos onde tudo acontece de maneira rápida e particular, quase que num mundo à parte. Como exemplos temos A Vingança Está na ModaAustráliaPriscila - A Rainha do DesertoTerra Estranha, entre outros nessa temática. 

Países Nórdicos - Os países da Dinamarca, Suécia, Finlândia, etc. compreendem a região demarcada pelos países nórdicos e geralmente trazem em suas produções histórias frias, noturnas e thrillers de arrepiar os cabelos, muito além da maldade. Nesse grupo estão os filmes pra quem tem o coração e a cabeça fortes, mas que gostam de sofrer com desfechos nem sempre felizes, além da curiosidade e o suspense a flor da pele pregando peças. Pros que aguentam, os melhores são a trilogia Departamento Q (O Guardião das Causas Perdidas, O Ausente e A Conspiração de Fé)Boneco de Neve, trilogia Millenium Os Homens que Não Amavam as MulheresInferno na IlhaO Tratamento e vários mais. 

Coréia do Sul - Um país em progressão cinematográfica, que vem atualizando a cada ano seu modo de criar filmes, gerando verdadeiras sagas. Geralmente com 2 ou mais horas de duração e roteiros diversificados de ação, comédia, drama e suspense onde as reviravoltas acontecem inesperadamente e levam o telespectador a acreditar que está vendo uma ótima minissérie. Exemplos disso são Rastros de um SequestroEu Consigo FalarTazza - The Hidden CardA Vilã, Um Motorista de Táxi”, Cidade Fabricada, etc. 

Resultado de imagem para slam filmeItália - Lar da arte desde os primórdios, este país carrega um paradoxo no aspecto, pois suas histórias geralmente trazem como protagonistas pessoas mais velhas ou sagas juvenis. Além de ter uma herança cinematográfica dos anos 60 de eternas divas e diretores renomados. Enquanto os mais velhos redescobrem a vida, resolvem os mistérios e encaram peculiares comédias pastelão, os mais novos vivem a juventude e descobrem amores entre as estações. Estamos falando dos ótimos The PlaceMe Chame Pelo Seu NomeLição de AmorMalenaSlamTudo o Que Você Quer, entre outros. 

França - Este país rivaliza em muitos aspectos com Hollywood, tamanha é a quantidade de gêneros e filmes apresentados dentro e fora do país. Exemplo disso é o Festival Varilux de Cinema Francês que acontece todo ano no Brasil desde 2010, trazendo às telas brasileiras grandes películas inéditas do cinema Francês. Os franceses possuem tradição e belíssimos cenários pra contar histórias charmosas da realeza aristocrata, clima moderno e vivaz pros roteiros de ação, espionagem, suspense e comédia, além dos subúrbios que criam temas mais frios, interioranos, violentos e reais. Esses são O Fabuloso Destino de Amélie PoulainBabá Fora de ControleNos Vemos no ParaísoQue Mal eu Fiz a DeusOs Meninos que Enganavam Nazistas, e muitos tantos outros. 

Espanha - O país vem surpreendendo em suas produções, principalmente se tratando de séries como La Casa de Papel e Grande Hotel. No quesito filmes, é impossível não lembrar das películas fortes de Almodôvar, que abriram espaço pra outras grandes criações de temática adolescente, thrillers e dramas. Os espanhóis não medem palavras nem atos, dão tudo numa cena, construindo roteiros que marcam e machucam enquanto entretêm. São modelos disso O Jogador de XadrezPaixão Sem LimitesSou Louco Por VocêA Pele que HabitoO BarCela 211O Albergue EspanholLope e vários mais. 

Reino Unido - Compreendem o reino unido Inglaterra, Irlanda, Escócia e País de Gales. E todos têm características diferenciadas, embora possuam paisagens similares. Obviamente são os reis da espionagem, mas deixam um pouco a desejar no quesito ação. Esses países são mestres em reproduzir clássicos literários, comédias românticas, dramas modernos, além do cotidiano dos subúrbios irlandeses. Podem ser representados principalmente por filmes como Um Lugar Chamado Notting HillOrgulho e PreconceitoThe KnotSing StreetTempestade SilenciosaV de Vingança, entre muitos outros. 


Rússia - O lar da copa ainda engatinha no quesito cinema. Suas produções são feitas especialmente pro povo do país, que entende as referências e atos dos personagens geralmente mais machistas, violentos, com mulheres sofríveis e confusas, além de heróis exacerbados que agem nas cenas quase congeladas e em 360º que duram e recomeçam do nada. Mas como toda regra tem sua exceção, um filmaço que esse país criou recentemente chama-se O Duelista, vale a pena. 

Brasil - O país do carnaval também sempre foi do cinema, embora representado em diversas eras como o cinema novo, musicais, etc. Nos últimos anos, o Brasil tinha como característica o nudismo e a violência social no tema principal. Esses elementos acabaram dando lugar a comédias clichês muito parecidas com as gringas assistidas durante os anos 2000, porém agora o país passa por uma diversificação profissional, onde a sétima arte pode seguir qualquer rumo, contando histórias mais abertas ao público mundial, ressaltando também outras vertentes que o lugar possui. Esses filmes são Amor. comAos Teus OlhosComo Nossos PaisA Lei é Para TodosO Filho EternoMinha Mãe é uma Peça e alguns outros. 


América do Sul - A América produz pequenas histórias que ficam em seus países pra festivais e dificilmente atravessam as delimitações de sua região. Geralmente expressam a paisagem e os aspectos tradicionais do local, tornando-se filmes do cotidiano com características culturais. Porém, alguns saem desses domínios e se tornam bem conhecidos do público em geral, com películas que podem ser consideradas verdadeiros clássicos no gênero. São eles Relatos SelvagensNove RainhasUm Conto ChinêsDiários de MotocicletaElefante Branco e alguns mais. 


México - Pode ser definido como um cinema nu e crú ou que se torna extensão de suas famosas novelas. Com histórias fortes, o primeiro gênero abusa da violência e de palavras mais ardidas que pimenta pra falar dos problemas sociais e da imigração pro país ao lado. Habitualmente, se passam na área urbana ou em vilarejos desérticos e assombrados pela morte, que tem significado singular na cultura do local. Já a leveza, se dá nessas produções singelas e cômicas que imitam as novelas e demonstram a tradição dos mariachis, feiras, etc. Temos como exemplo Amores BrutosRecém-CasadoO Crime do Padre AmaroLos NoblesDepois de Lúcia e vários mais. 


Japão - O país do sol nascente também contrasta em suas produções, que possuem como vertentes o Japão clássico e feudal, as produções inocentes inspiradas em mangás e heróis, e ainda as histórias de ação e luta que levam honra e habilidades até as últimas consequências. Outro paradoxo está nos cenários, que podem ser super modernos ou abordar ambientes calmos à beira de lagos e montanhas silenciosas. E por mais clichê que um roteiro possa ser, sempre será singular nesse país, tamanha a diferença e particularidade dessa cultura. Filmes que podem representá-los são AkiraDeath NoteO GritoO Terceiro AssassinatoEsplendor entre muitos outros. 


Resultado de imagem para quem quer ser um milionário filmeÍndia - Quem não conhece Bollywood, fique sabendo que se trata da Hollywood indiana, onde filmes bem característicos desse país são produzidos pra um público enorme que aprecia a cultura. São histórias míticas, que abordam de maneira lúdica os problemas e relações dos personagens descritos. No meio das películas surgem clipes musicais com danças e coreografias que por si só são um filme e deixam a obra completa, colorida, longa e teatral. Pena que os finais são estranhos pro público ocidental, onde nem sempre vence o amor e a razão. Seus filmes são Quem Quer Ser um MilionárioHindi MediumDangalA ChantagemA História Não Contada de M.S. Dhoni e muitos outros mais.


Alemanha - O país segue um lado mais truculento, devido a sua herança, mas também é berço de filmes muito alegres e coloridos, com uma vibe boa de comédia e romance. Apresentando cenários bem construídos de paisagens lindas e modernas que contrastam com o estilo clássico e disciplinado da cultura. São exemplos SantuárioA OndaEm PedaçosAdeus, Lênin!Os Educadores, trilogia RubinrotVatherfreuden e diversos mais. 


Oriente Médio - Um local que apesar de muito rico, sempre está em conflito, sendo extremamente difícil a propagação da cultura através do cinema, pois o preconceito é grande e as histórias acabam sofrendo críticas e retaliações. Mesmo assim, algumas obras acabam no conhecimento do grande público mundial. Sendo elas A SeparaçãoO Caçador de PipasFilhos do Paraíso e alguns mais. 


Ainda existem lugares praticamente desconhecidos do mundo quando se trata de cinema em produções próprias como a Islândia, África, América Central e Portugal. Desse modo, sinta-se lisonjeado quando encontrar uma película recente desses e tantos outros países nessa situação. 
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates