O Ano da Formatura! O que Fazer Depois?

Então, você finalmente se formou! Parabéns! Isso aconteceu pra mim em 2001! Já faz um tempo, porém parece que foi ontem. E o mais louco é que foi somente uma de muitas formaturas que passei e ainda vou passar na vida, porque convenhamos, o fim de um ciclo equivale também a uma formatura. Rito de passagem final pra um novo começo, colocando um ponto de ignição aos novos dias que virão.

E se existem aqueles que sabem o que querem como água cristalina, saiba que a maioria está perdida em vista a tantos propósitos e destinos possíveis, com medo na verdade, de não rumar pra nenhum. Infelizmente, não somos como os manequins que imitamos nessa nova modinha da internet. Porque o tempo passa rápido e somos obrigados, em algum instante, a nos mexer.
Parece injusto ter que escolher, contudo até a abnegação é uma forma de escolha. Mas não se exalte nem tenha medo, pois se o tempo passa, também se acerta uma hora dessas. Nem todos os planos foram feitos pra dar certo, nem todas as escolhas são as mais apropriadas e verdadeiras... Isso, meu amigo formando, você só vai descobrir vivenciando e trilhando a estrada. Pra se pegar perdido no mundo, pra aderir a novas resoluções, ser radical, tornar-se exatamente como seus pais, apesar de dizer tanto até aqui que faria tudo diferente...
O importante é aceitar os desafios e seguir adiante, porque na existência, nos formamos todos os anos desde que nascemos. E quem sabe um dia, se fizermos o trabalho direitinho, talvez possamos nos formar também na vida?
E não se apegue as fotos! Deixe-as pros momentos especiais! Desapegue de quem você já foi um dia! A vida aqui fora está a sua espera e não é como num filme cheio de personagens clichês. Ela não quer saber se você foi o valentão, a cdf, a radical, um nerd e até, porque não, fez o estilo líder de torcida. Claro que uma imagem não se apaga e pode até ajudar, porém se apegar demais a certos estigmas destruirá chances e oportunidades que teria se aceitasse ser simplesmente você.
Ninguém será como era na escola, deixe isso de herança pros que virão ano após ano e farão daquele lugar quase o mesmo de quando você estava lá. Pois sempre haverá o garoto que todas amam, a nojenta, quem passasse quase desapercebido entre tantos rostos na batalha por um lugar ao sol. Largue carinhosamente disso, deixe pra trás! Se reinvente pra ser você de verdade, descoberta num acidente proposital. kkk
Na dica de filmes, uma proposta diferente! Vamos mais longe, pra quando tudo isso for passado e você estiver há dez anos de vantagem dessa situação. Confira os filmes mais loucos e legais que falam sob diversas perspectivas da temida reunião de turma e encasquetam mostrando sempre as frustrações e projeções que todos têm quando isso acontece, ao se comparar e imaginar o que aconteceu com os colegas. Mas será que vale a pena? Você está certo ou apenas está vendo a grama do vizinho mais verde?
1 - Romy e Michele - 1997

O mais saudosista e inverossímil, porém muito legal na trilha sonora rock pop dos anos 90, as roupas e o enredo que vai crescendo a medida que o filme acontece. Porém, pasmem praticamente todo mundo da turma virou um inventor, figurão, astro ou multimilionário super bem sucedido enquanto as garotas tinham uma vida medíocre criando roupas. O filme dá certa angustia no desejo pelo sucesso delas, mas depois, a incomoda verdade sobre tudo é revelada.
Esse já é mais pleno, com um toque de saudade consciente de que a época já passou e estão ali justamente pra seguir em frente. São diversos casos que foram interrompidos e nessa noite a "dica é caia na real".

Meio bobo e clichê, pois a protagonista viaja na maionese e distorce a verdade pra chegar onde quer, mostrando a imaturidade escondida numa aparência de sucesso.
4 - Turma 94 - O Grande Encontro - 2015
Que filme sem noção! Poderia até dizer pra não assistir, mas fazer isso é como falar o contrário. Aparentemente, parece uma comédia legal, porém é um ledo engano. Eles se perdem feio na história e só está na lista pra exemplo de como não ser depois da escola. Até o fim não chega a conclusão nenhuma! Blaf!
5 - American Pie - O Reencontro - 2012

O preferido exemplo real pra mim que estava vivendo algumas fases lançadas da franquia. Tirando os besteirois lançados pra ganhar grana, os filmes com o elenco original são o melhor exemplo de todas as fases passadas por um jovem no caminho de virar adulto. Primeiro você se forma, depois passa um tempo com os amigos que ficaram ainda chegados, apesar de ser diferente de antes, depois vem o casamento e a insegurança de todos em mudar, pra finalmente acontecer a famigerada reunião com os demais e a conclusão final.
6 - Um Negócio de Risco - 2015

Se American Pie é o preferido, esse é o mais surpreendente da lista se perguntando quanto tempo alguém pode viver em função do que aconteceu no ensino médio? Principalmente se essa pessoa sofreu bulling e não tinha nada pra se agarrar a não ser ao desespero. Só assistindo pra saber... Mais daria spoiler!
7 - Verônica Mars - O Filme - 2014

Série do começo dos anos 2000 que usou o tema reunião de turma pra trazer um filme pedido pelos fãs no crowdfunding em 2014. Legal no propósito de reafirmar quem ficou no passado e quem será sempre adiante da situação.
8 - Irmãs - 2015

Ao estilo chuta o balde, irmãs traz em duas irmãs o exemplo claro do que é crescer e continuar sendo a mesma da escola, principalmente se você achava que tinha uma vida perfeita, mas levou consigo e prejudicou quase todo mundo ao redor. Apesar de ter um enredo dramático, esse filme é muito divertido e engraçado.