quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Imagem relacionada

Houve uma época em que toda criança já desejou ser astronauta. Não sabiam direito porque, só queriam usar aquela roupa fechada e ir pra lua em busca de uma vista privilegiada da Terra. 

Talvez tenha sido pelos filmes, que os transformavam sempre em heróis geniais que salvavam o planeta de meteoros e catástrofes do fim de mundo. Mas se alguém estivesse realmente falando sério e desejasse levar essa vontade a frente... Será que saberiam como se faz um astronauta, pelo que ele tem que passar depois, sem falar em quais são seus objetivos profissionais! 

Sendo assim, conheça agora um pouco de como é a vida desse profissional que vive no mundo da lua. 

1 - Exigências: Pra ser considerado à vaga, um candidato precisa saber inglês fluente, ser graduado em ciências biológicas ou exatas, possuir disponibilidade de tempo, ter uma saúde impecável, além de ser desejável cursos de mergulho e pilotagem pra tornar o profissional ideal. 

2 - Treinamento: Aprovado pelos avaliadores, o quase astronauta precisa passar por um treinamento de pilotagem de aviões, mergulho e astronomia, entre outros de acordo com as necessidades. Mas nada disso garante que o astronauta seja escolhido pra uma missão e tanto treinamento pode acabar sendo só pra vida no chão mesmo. 

3 - Missão: Digamos que ele seja escolhido pra uma missão, o astronauta terá uma função dentro da nave, geralmente atuando como cientista de alguma área de interesse. O profissional, além de viajante e aventureiro, precisa gostar de pesquisas, rotinas e análises, algo que exige paciência e dedicação, principalmente no ambiente em questão, que demanda cuidados, tempo, escassez e dinheiro. Estando no chão, ele cuidará em grande parte da rotina administrativa e dedicará poucos períodos ao treinamento. 

4 - Rotina: Já na nave, o astronauta precisa se adequar a vida de privações e reclusão. Começando no lançamento com o traje de cerca de 127 quilos e 14 camadas que leva 45 minutos pra ser vestido e os fraldões, pra que não haja acidentes no caminho.  

5 - Saúde: Cuidar da saúde e bem estar são outro desafio enfrentado por um astronauta no espaço. É preciso fazer exercícios pra não atrofiar a musculatura, dormem em pé nos sacos de dormir grudados nas paredes, eles engolem a pasta depois de escovar os dentes, fazem a barba sem água, com um creme que evita a flutuação dos pelos pra não haver danos, além da água ser reusada, ou seja, o próprio xixi. Unhas, cabelo e detritos são sugados pra que não se espalhem flutuando pelo ar. Os alimentos são sempre desidratados e o cardápio enxuto de opções. Banho é só com o paninho e limpeza idem. 

Resultado de imagem para astronauta6 - Volta: Após passarem meses nessas condições, eles precisam se adaptar com o retorno e se acostumar com a gravidade, lidar com o fato de que a ausência de chão os deixou de 4 a 6 centímetros mais alto, calibrar a luz numa Terra onde de cima era possível ver o nascer do Sol 16 vezes, sem falar nos hábitos pessoais e no risco da aterrissagem. 

7 - Resultados: Graças a NASA e aos astronautas, muitas soluções práticas foram encontradas e disponibilizadas ao público. Eles são os responsáveis pelos joysticks, google earth, termômetros auriculares, palmilhas dos sapatos, satélites de telecomunicações, pneus resistentes, entre muitos outros produtos. 

Com tudo isso, será que eles teriam tempo de salvar o mundo na vida real? O que não percebemos é que eles já salvam, não com ação e adrenalina, mas boas ideias e pequenas descobertas que podem se transformar, com o tempo, numa baita solução. De fato, os caras são heróis! 

Unindo o útil ao agradável, confira o vídeo que o astronauta Chris Hadfield fez do espaço em 2013 pra homenagear David Bowie e a todos na Terra cantando Space Oddity

Advertise with Anonymous Ads

4 Comments

Que informativo! hahahaha
Acho que o pior seria a reclusão.

Beijos
http://orangelily.com.br/

REPLY

Esses caras devem ver paisagens lindas, mas o preço a se pagar não sei se vale a pena! No primeiro dia é que lindo, mas depois de meses acho que imploram pra ver o mundo de dentro!!! kkk

REPLY

É incrível a o esforço e dedicação necessário para seguir essa vocação, no entanto são recompensados através de uma experiência única. Podem ainda dizer com orgulho que fazem parte de uma ínfima parte da população que já teve a oportunidade de ver o nosso belo planeta em todo o seu esplendor. Bom artigo.

REPLY

Realmente, ninguém imagina quando diz querer ser astronauta o que irá enfrentar! Felizmente, alguns estão falando sério e enfrentam a empreitada! A Terra agradece e eles também devem se sentir plenamente compensados com aquela vista! Obrigada por sua visita e coments, Pedro! Apareça quando quiser, abs!

REPLY




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates