terça-feira, 14 de maio de 2019


Se você é um tutor e trabalha o dia inteiro certamente já deve ter ficado curioso sobre a possibilidade do seu cachorro saber que o tempo está passando e que logo logo você voltará para casa. Será que isso realmente ocorre ou os cães não conseguem sentir o tempo passar? Vamos descobrir!

Como você já deve imaginar, a mensuração do tempo é algo criado por nós, humanos. Nós somos viciados em números e precisamos de um sistema que organize nossa vida em horários. Logo, sempre sabemos quanto tempo falta para nosso próximo compromisso ou ação cotidiana e como é de se esperar, cães não entendem essa mensuração afinal eles não sabem que nós criamos dias, meses e anos, horas, minutos e segundos. Porém, isso não significa que eles não sabem que o tempo está passando.


Cachorros se guiam pelos chamados ritmos circadianos, assim gerenciando suas atividades diárias dentro deste ciclo. Já observou que eles costumam seguir uma rotina quase exata de sono, fome e horário para fazer suas necessidades fisiológicas? Essa é a maior prova de que eles entendem que o tempo passa e que devem seguir uma rotina. O que difere aqui é sua percepção. Nós diariamente compartilhamos nossas rotinas com nossos cães, isso sem perceber.

Todos os dias saímos e voltamos no mesmo horário, servimos comida e água para eles da mesma forma, ao sair de casa nos preparamos colocando casaco, pegando chaves e etc. Tudo isso é relacionado por associação pelo cão que, mesmo que não digamos nenhuma palavra, já sabe que estamos indo fazer o que fazemos todos os dias e que dali algum tempo entre a hora do lanche, da soneca e do xixi nós iremos voltar.

Olfato e o tempo

Certo, mas isso não justifica a exatidão com que os cachorros sabem quando vamos voltar. A resposta para este fato está no seu olfato. Eles sabem que quando você vai embora seu cheiro vai gradativamente diminuindo na casa até chegar ao mínimo. Quando isso acontece, o cachorro sabe que logo logo você deve chegar para encher sua casa com seu cheiro novamente. Ao sentir nosso cheiro se intensificando com nossa chegada ao subir as escadas de um prédio, por exemplo, ele já fica a postos pois sabe que em poucos instantes você abrirá a porta para vê-lo.

Sinceramente, antes desta pesquisa eu não imaginava como poderia ser a percepção de tempo dos nossos pequenos peludos e agora que descobri e estou contando para vocês, percebi o quanto realmente os cães são inteligentes e realmente merecem todo o mérito por este título. Você imaginava que era assim que eles percebiam a passagem do tempo? Também ficou chocado com este fato? Comente!
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates