terça-feira, 13 de abril de 2021

 
A tendinite é causada pelo grave inchaço de um tecido que conecta o músculo ao osso. Ou seja, ela é a inflamação de um tendão - um cordão de tecido espesso e flexível que liga o músculo ao osso. Por sua vez, os tendões ajudam os músculos a moverem os ossos. Sendo assim, a tendinite ocorre mais comumente no ombro, bíceps, cotovelo, mão, punho, polegar, panturrilha, joelho ou tornozelo. E como a dor da tendinite ocorre perto de uma articulação, às vezes é confundida com artrite. Porém, a condição é mais comum em adultos com mais de 40 anos e em atletas.



Quais são as causas da tendinite?

A tendinite geralmente resulta de lesões esportivas ou movimentos repetitivos. Mas também pode ser causada por:

  • Má postura ou hábitos de caminhada.
  • Uma infecção.
  • Estresse nos tecidos moles de uma articulação ou osso anormal ou mal posicionado (como diferenças no comprimento das pernas ou deformidades nas articulações).
  • Alguns tipos de artrite e condições relacionadas (artrite reumatoide, osteoartrite e gota).
  • Condições metabólicas, como diabetes.
  • Efeitos colaterais de certos medicamentos (por exemplo, antibióticos fluoroquinolonas e estatinas), embora sejam muito raros.


Quais são os sintomas da tendinite?

A tendinite causa inflamação, sensibilidade e dor em áreas ao redor de uma articulação, como tendões, ligamentos e músculos. Alguns tipos podem ocorrer repentinamente, durar dias ou mais. A dor piora com o movimento e geralmente melhora com repouso ou tratamento. Os sintomas de tendinite podem ocorrer novamente na mesma área do corpo.



Qual o tratamento para tendinite?

A tendinite pode desaparecer com o tempo. Caso contrário, o médico recomendará tratamentos para reduzir a dor e a inflamação e preservar a mobilidade. Os sintomas graves podem exigir tratamento especializado de um reumatologista, um fisioterapeuta ou um cirurgião ortopédico. E quando tratada de forma certa, grande parte dos sintomas de tendinite não geram danos incuráveis nas articulações ou incapacidade. Então, as opções de tratamento incluem:

  • Repouso - (repouso, gelo, compressão, elevação) - muitas doenças dos tecidos moles são causadas pelo uso excessivo dos músculos, então o primeiro tratamento pode incluir repouso, terapia fria, uma bandagem apertada e elevação da área. 
  • Fisioterapia ou terapia ocupacional - um fisioterapeuta pode fornecer tratamentos quentes / frios, ultrassom (onda sonora), laser e hidroterapia; tecidos moles ou mobilização articular (terapia manual); órteses ou dispositivos de alívio de pressão; um programa de exercícios personalizado; análise da postura e do andar; e educação sobre as atividades adequadas. Um terapeuta ocupacional pode recomendar dispositivos auxiliares, modificações para as atividades diárias e hábitos de trabalho para prevenir novas lesões, além de tornar as atividades diárias mais fáceis.
  • Talas, suspensórios ou tipoias - esses dispositivos auxiliares permitem que a área afetada descanse até que a dor diminua. 
  • Medicamentos de venda livre e prescritos - esses medicamentos incluem analgésicos , como paracetamol ou um anti-inflamatório não esteroidal, como aspirina, ibuprofeno ou naproxeno, disponíveis em comprimidos, géis, cremes ou patches. E dependendo da gravidade dos sintomas, uma versão mais forte de um analgésico ou anti-inflamatório pode ser prescrita.
  • Injeções de corticosteróides - esses poderosos anti-inflamatórios são injetados diretamente em uma articulação no consultório médico.
  • Cirurgia - isso pode ser uma opção se o tendão se romper (uma ruptura do tendão de Aquiles na parte inferior da panturrilha) ou se houver lesões nos tendões.


Quais devem ser os autocuidados com a tendinite?

Como a tendinite é geralmente causada por gesto excessivo, a melhor maneira de evitar que ela ocorra novamente é evitar ou modificar as atividades que causam o problema. Um fisioterapeuta ou terapeuta ocupacional pode fornecer sugestões sobre como modificar as atividades diárias. Os exercícios de amplitude de movimento podem ajudar a melhorar a flexibilidade e reduzir a rigidez. 

Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates