Compras na Internet com Segurança e Economia
Comprar pela internet deixou de ser novidade há anos. Mesmo assim, muitas pessoas ainda caem em golpes de lojas falsas e produtos inexistentes pela desinformação ou confiança no que a página na tela apresenta.
Mas antes de desistir de usar esse método, saiba que comprar em lojas online possui muitas vantagens, a começar pelo preço. Claro que o produto não vai imediatamente pra suas mãos, porém a diminuição de impostos e encargos pagos faz com que o valor diminua em relação a loja física e acabe compensando.
A troca é outra desvantagem, que pelos trâmites ou preguiça, pode acabar nem acontecendo. Por isso, você deve ficar atento na escolha da loja, pois se isso for evitado, o objeto em questão poderá ser no fim uma grande aquisição. No caso de troca, dependendo da credibilidade da loja, pode haver facilidade na alteração ou devolução do dinheiro.
O país também não facilita com seus recursos, tanto na entrega quanto nas taxas. Mas se você souber como agir na hora de obter produtos pela internet, ainda assim fará um bom negócio.
Desse modo, para comprar na internet com segurança e economia você deve:
Fazer uma pesquisa geral sobre o produto em sites de comparação de preços como zoom, buscapé e o já cotei. Esses sites dificilmente apontarão pra algum site de loja fantasma. Feito isso, procure analisar quais são os preços mais vantajosos em relação a qualidade do produto que você busca.
Selecione mais ou menos 3 preços de maior relevância, observando em seguida as devidas informações:
- Os comentários deixados por outros compradores sobre o produto;
- As entrelinhas de descrição, prazos, garantias e outros praxes a respeito do produto;
- A reputação do vendedor, em caso de sites de venda popular;
- Se há frete, assim como taxa de montagem e entrega, em caso de móveis ou objetos grandes;
Considerada a melhor proposta, é hora de executar a compra. Faça uma última análise na autenticidade do site verificando se o site possui registro através da ferramenta Whois Lookup e IP, é só digitar o domínio da loja e aguardar a busca, que dura alguns segundos. Observar o cadeado com aviso de seguro no canto esquerdo da barra de navegação também ajuda.
Nunca clique ou digite informações em links recebidos por e-mail com promoções mágicas que você não sabe a procedência. Em caso de dúvida, prefira buscar o site pelo Google e confira se é verdade por lá.
Algumas outras dicas são:
- Procurar saber com quem está negociando;
- Optar sempre que possível, por motivo de comprovações, pelo cartão de crédito;
- Não fazer compras em computadores de lan houses, cybercafés ou emprestados;
- Desconfie de preços muito divergentes dos concorrentes;
As plataformas mais comuns pra fazer compras, hoje no Brasil, diferem em 5 segmentos, sendo elas:
- Sites de compra e venda de usados como o Olx, Mercado Livre e Enjoei;
- Plataformas de pequenos vendedores populares como Mercado Livre, Aliexpress e Elo7;
- Grandes lojas de departamento com sites como Casas Bahia, Lojas Americanas e Extra;
- Plataformas de compras coletivas como Peixe Urbano, Groupon e LiquidaClub;
- Sites especializados em vendas de diversos produtos como Amazon, Submarino e Shop Fácil;
Só assim você poderá fazer uma compra realmente segura, adquirindo um produto que tenha qualidade, inspire segurança e faça valer o tempo de espera. Fiz essa postagem baseada em 2 experiências recentes, uma na busca de um sofá de 3 lugares e outra numa paleta de maquiagens que pode ser vista no vídeo abaixo. Realmente valeu a procura e espera dessa gracinha!