quarta-feira, 23 de janeiro de 2019


Apesar de não notarmos, todos os dias alguma coisa começa enquanto outra termina. Podem ser coisas pequenas, imperceptíveis. Outras talvez tenham valores diferentes pra fulanos e ciclanos, mas por mais variáveis que sejam as situações, a vida continua e se perpetua abrindo novos caminhos e abandonando o que está desgastado.

Porém, existem certos fatos que jamais caíram em desuso, que parecem ser tão velhos quanto o mundo e simplesmente nunca foram questionados, por sempre estarem lá e parecerem que continuarão eternos da maneira natural como são executados, feitos e sentidos hoje. Contudo, perceba você ou não, esses costumes e hábitos vieram de algum lugar, acabaram com certos padrões, iniciaram o tempo e até viraram história. Quer ver só? 

Primeira cor
A cor mais antiga do mundo, pasmem é o rosa. Foi encontrada por cientistas abaixo das pedras no deserto do Saara. Esses pigmentos de cor têm aproximadamente 1,1 bilhão de anos, ou seja, a cor mais antiga que se tem registro. Ela é o resultado de fosseis diluídos que concentrados parecem inicialmente roxos e vermelhos. 

Primeira universidade
A faculdade mais antiga, por sua vez, é a de Bolonha na Itália. Criada no século XI, em 1088 num momento de libertação cultural por parte da tradicionais escolas religiosas.

Primeiro documento
O primeiro documento foi usado pra gerenciar economia e negócios pelos cidadãos de Uruk. Trata-se do cuneiforme com 5 mil anos, tudo registrado em pedras de argila que eram transportadas até seu destino e depois guardados numa biblioteca. 

Primeira religião 
É o Hinduísmo que disputou popularidade com o Zoroastrismo e outras religiões do Egito. Os primeiros textos registrados pelos hinduístas, na época conhecidos como Vedas, datam de 3500 anos. Sendo que suas raízes estão ligadas a pré-história. 

Primeiro beijo
A referência mais antiga do beijo vem de 2500 a.C. esculpida nas paredes do templo Khajuraho na Índia. Mesmo assim, não se sabe ao certo onde de fato ou quem inventou o beijo. 

Primeiro animal a ver cores
O primeiro animal a ver cores foi um peixe chamado Acanthodes bridgei, uma espécie de mini-tubarão do período Carbonífero com mais ou menos 300 milhões de anos. Já o primeiro animal a existir era do tamanho de um grão de areia e habitou a Terra há 760 milhões de anos. Tratava-se de uma esponja encontrada na Namíbia, região sul do continente africano. 

Primeira música
É difícil saber, pois a música pode ser feita de maneira natural pelo som dos objetos e seres. Contudo, registros de 3400 anos definem que Hurrian Hymn é a canção mais antiga do mundo. Composta para homenagear a Deusa Nikall, tocada na semeadura das plantações. Escute a transcrição aqui


Os  últimos a morrer
Parece loucura ou muito azar, mas acontece nas guerras de soldados morrerem minutos antes do anúncio de paz. Foi o que aconteceu na 1ª Guerra Mundial, quando Henry Gunther foi alvejado e morto às 10:59 h da manhã do dia 11 de novembro de 1918, enquanto às 11:00 h era anunciado o Cessar-Fogo Oficial. Motivado pelo orgulho e obsessão em conseguir reaver seu posto de sargento que havia perdido por desobediência, ele atacou o flanco alemão e foi o último soldado a morrer aos 23 anos de idade, faltando apenas 1 minuto para o fim do conflito. 


Apesar de Henry ter sido o último, as 6 horas anteriores levaram quase 2800 soldados que morreram inutilmente em batalha. Contabilizando as últimas 24 horas de guerra, o número sobe para 10.944 homens. Não é a toa que está geração dizimada de 31 milhões de pessoas é conhecida como a Geração Perdida
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates