sábado, 30 de maio de 2020


A criançada, feliz ou triste, há anos-luz não enfrenta uma boa sala de aula e embora achem isso legal, elas estão sendo prejudicadas pelo sistema de ensino que já é bastante deficiente nesse país. 

Sendo assim, toda essa situação está servindo pra mostrar que o aprendizado, além do formal deverá ser encarado cada vez mais de maneira autodidata, visando a descoberta dos próprios interesses. No proveito e criação de novas ferramentas e tecnologias que reinventarão e melhorarão a qualidade de vida que se mostra, apesar de flexível, cada dia mais imprevisível e desafiadora. 

No entanto, independentemente de estar em aula normal ou não, é preciso se interessar sempre pelo conhecimento, não por obrigação, mas como forma de assimilar a vida num aprender prazeroso e gratuito que trará grandes benefícios quando menos se espera. Isso vale tanto pra crianças quanto pros adultos, pois o real sentido de viver é cada vez mais sobre o acúmulo de experiências e aprendizados que certamente mudarão a sua e as demais vidas ao redor.

E são exemplos claros, os produtores de conteúdos, os donos de startups, os empreendedores, além das pessoas que diariamente se viram nos 30 e resolvem problemas complicadíssimos através das famosas gambiarras e peripécias criativas. Tudo isso com alguma coisa aprendida em algum momento da vida de maneira natural.

Portanto, se você independente da idade, está se sentindo prejudicado nos estudos, veja abaixo algumas alternativas que poderão ajudá-lo a aprender matérias e informações perdidas durante a quarentena e também em período letivo. 

Servindo pro ENEM, provas de concursos, escolas, faculdade e o que mais vier. Então, se for pra enfrentar, esteja preparado, pois o conhecimento disponibiliza material crescente e estimula o estudo próprio, onde os mais dedicados serão beneficiados. 
Lembrando que, todas essas dicas servirão pra agora e depois, como reforço ou modo alternativo de aprendizado. Ademais, só resta desejar bons estudos! 


Materiais

Estar em casa às vezes é difícil quando se trata de estudar, por causa das distrações e da falta de ferramentas como computador e internet. Dessa forma, combine com os colegas ou algum vizinho que está na mesma situação, de racharem a internet do wi-fi ou alugarem de alguém próximo, onde o dono da net disponibilizaria a senha através de um incentivo pra continuar emprestando. 

Outra forma de conseguir, seria através da internet em locais públicos ou comércios que viabilizam esse serviço como cafés, livrarias e empresas de tecnologia. Com relação ao local, procure um canto mais quieto ou um parceiro de estudo com o objetivo de se complementarem. 

Quanto a parte física (computador, celular, tablet, entre outros), procure pelo mais barato em sites de venda como o Olx, lojas de tecnologia e vendas usadas ou alugue de pessoas que estejam interessadas em fazê-lo. 


Conteúdo

Já com relação ao conteúdo, não há dúvidas que este estará na internet. Não que não possa ser achado nos livros, mas bibliotecas e sebos estão cada vez mais escassos e as livrarias com livros caros. Porém, se achar um desses locais com boa oferta ou disponibilização de bons títulos, seja um aprendiz esperto e lance mão dessa oportunidade. 

Entretanto, como isso é raro, apoie-se em canais com bom conteúdo em conhecimentos gerais como o Canal Nostalgia, Manual do Mundo, Marcos Aba Matemática ou Equaciona Com Paulo Pereira, além de muitos outros que existem esperando pra serem explorados no YouTube, mas que são preteridos em favor de alguns um tanto questionáveis. 

Além disso, na hora de escolher um bom conteúdo, de acordo com sua necessidade, pense na faixa etária e no que está tentando aprender. Pois há canais, sites e ainda blogs com materiais específicos pra diferentes idades que podem ser classificadas como:

  • Crianças pequenas;
  • Pré-adolescentes;
  • Adolescentes;
  • Jovens adultos universitários;
  • Concurseiros;
  • Adultos que querem se ocupar.
Em que o conteúdo aproveitado poderá ser também uma maneira de diversão e assimilação natural de aprendizado. Dessa forma, invista em desenhos didáticos, filmes biográficos e históricos, documentários, além de gibis, mangás, livros e sites diversos. Para os concurseiros, façam provas anteriores da mesma vaga e instituição que irá aplicar o concurso. 

O momento #TBT fica por conta da Coleção Vagalume, uma ótima coleção de 91 histórias infanto-juvenis que fizeram muito sucesso durante as décadas de 70 e 80 e andam pipocando por aí até hoje como uma delícia de descoberta, entretenimento e aprendizado. 


E lembre-se que os mais pequenos deverão ter a ajuda e aprovação dos pais na hora de optar por um conteúdo, tornando a escolha uma ação participativa e duplamente prazerosa. Já os adultos e mais velhos poderão buscar por cursos manuais com fins de terapia ocupacional ou pra inovação e reciclagem da profissão. 



Oportunidades

Mas tudo não terá valido a pena se não for aproveitado nas oportunidades que surgirem. Por isso, procure por chances de cursos, bolsas de estudo, concursos, estágios, entre outras coisas que possam aparecer em sua região, país, mundo... Uma boa dica é o site da Fundação Estudar que engloba o Estudar Fora, com oportunidades de intercâmbios e concursos internacionais e o Estudar na Prática, que reforça as chances de emprego e estudo nas grandes cidades do país. 

E não se apegue à polêmica do ENEM, pois de qualquer forma, com prova ou não, tenha em mente que estudar é importante e não será um exame que vai determinar o que você deve ou não aprender. Onde essa é uma qualificação universitária que no momento classifica as melhores vagas nas faculdades federais e estaduais, vagas essas que você poderá conseguir com bagagem e material pra ir muito além. 

No mais, aqui está um abaixo-assinado pra que grandes emissoras transmitam o programa Hora do Enem e com isso, alunos e interessados possam acompanhar as aulas com mais comodidade e de maneira facilitada. Clique Aqui



Enfim, arregace as mangas e siga em frente, com a consciência de que o aprendizado é um investimento que pode parecer ingrato agora, mas em longo prazo será a diferença entre um caminho um pouco mais suave e outro de duras pedras. Sucesso pra você... E carpe diem
Advertise with Anonymous Ads

Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates