quarta-feira, 24 de novembro de 2021


A definição para série é: conjunto de episódios de um programa de televisão transmitido em intervalos regulares. Onde geralmente, há uma longa pausa entre cada grupo de capítulos, sendo de até um ano o espaço entre o início de cada um. Assim, o grupo de episódios costuma continuar uma história comum. 

Mas as séries surgiram mesmo dos programas de rádio com episódios, em que muitas delas foram para a televisão. Por exemplo, a primeira série de rádio a ter um seriado spin-off, Fibber McGee and Molly, chegou à televisão em 1959, embora tenha começado no rádio em 1935.  

Qual foi a primeira série de televisão?

A primeira comédia de situação original transmitida na televisão nos Estados Unidos se chamava Mary Kay e Johnny, que estreou em 1947. Aparecendo depois das comédias de rádio, mas antes que esses programas começassem a se transformar em televisão. Dessa forma, o programa estrelado por Mary Kay Stearns e Johnny Stearns, foi transmitido ao vivo e não gravado.

Uma observação interessante sobre Mary Kay e Johnny é que na verdade foi o primeiro programa de televisão a mostrar um casal compartilhando uma cama e também o primeiro a incorporar uma gravidez na vida real ao enredo (três anos antes da estreia de I Love Lucy).


Qual o número de estreias de séries por ano?

É difícil prever quantas séries são lançadas por ano no mundo todo, pois a produção de audiovisual aumentou muito com o passar do tempo, gerando um boom na era dos streamings. Porém, estimativas de 2020 mostram que grandes plataformas como a Netflix lançaram 170 produções originais, também a Amazon engordou seu catálogo com cerca de 75 lançamentos. Mas muitas outras estrearam desde então, jogando esse número para alturas inimagináveis. 

Desse modo, o futuro das séries segue seu caminho avançando com toda a força, rumo a uma guerra de episódios e estreias. Dando ao série maníaco uma relação amorosa que pode ser tranquila ou conflitante, dependendo dos rumos de sua história que pode muito bem vingar, como também ser cancelada logo no início da relação. Esses amores podem ser em massa, baseados em gostos pessoais, além de gerar ainda outros sentimentos como ódio gratuito e cancelamentos. 


Que séries raiz foram as mais populares no Brasil?

Dos anos 80 até meados de 2000, quem amava séries tinha muita dificuldade em esperar os capítulos semanais da TV aberta, que quase sempre deixava de exibi-los sem aviso prévio, editando-os e repetindo a exaustão. Era só perrengue. Nem por isso, várias gerações deixaram de conferir, amar e até citar esses seriados durante a vida, numa espécie de treinamento para tudo que viria hoje. Não importava o horário da escola, o pessoal acompanhou tudo de cabo a rabo. 

Sendo assim, finalmente aqui estão elas:

1 - Todo mundo odeia o Chris (2005 - 2009) - 4 temporadas: O garoto até hoje é atormentado nas redes sociais pelos fãs brasileiros, a ponto do próprio pedir para o deixarem em paz. 

2 - Chaves (1971 - 1980) - 7 temporadas: Um fenômeno que dispensa apresentações e segue atual. 
3 - Eu a patroa e as crianças (2001 - 2005) - 5 temporadas: Sucesso dos irmãos Wayans, provando que podem ir muito além das Branquelas e tudo que tocam vira ouro e brilhante sem defeitos. 

4 - Blossom (1990 - 1995) - 5 temporadas: Parece que Blossom durou uma vida toda sendo a amiga que cresceu junto e depois voltou em The Big Bang Theory. 

5 - Três é demais (1987 - 1995) - 8 temporadas: Outro exemplo de série que fez crescer junto e voltou com fôlego, sucesso e nova geração na Netflix. 

6 - Alf, o Eteimoso (1986 - 1990) - 4 temporadas: Como um boneco podia causar tanto rebuliço e ser o centro das atenções de uma história com humanos? Pois era febre e aí dos pais que não comprassem esse boneco!

7 - Punk, a levada da breca (1984 - 1988) - 4 temporadas: Uma história triste que encantava e fazia as crianças se perguntarem porque Punk não tinha uma família. Pois a garota cresceu e lançou recentemente um documentário provando que sua vida real não era tão diferente à da levada da breca. 

8 - Barrados no baile (1990 - 2000) - 10 temporadas: O primeiro contato da maioria com séries mais adolescentes e dramáticas que viriam a seguir. Dessa forma, o seriado é um marco juvenil da televisão mundial, mesmo com tantos problemas nos bastidores. 

9 - Um maluco no pedaço (1990 - 1996) - 6 temporadas: Fenômeno que trará nova versão em 2022 com um elenco negro que atingia todas as etnias e classes sociais, provando que o humor está nas pessoas, não nos estereótipos. Claro, sem falar em Will Smith, o rei do show.  

10 - Jaspion (1985) - 1 temporada: Série que fez um primeiro contato imediato com o povo que gosta hoje em dia de anime, dorama, Power Rangers, etc. Uma temporada? Sério? 
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates