sexta-feira, 7 de dezembro de 2018


Pode acontecer em qualquer época, porém são nas festas de fim de ano que o Amigo Secreto / Oculto fica em alta nos grupos familiares, profissionais, estudantis e principalmente entre amigos. Provavelmente, a brincadeira teve origem com os povos nórdicos, onde trocavam presentes entre si ao amanhecer pra selar o pacto de adoração aos deuses. 

Também é considerada uma ação pagã que se tornou conhecida em 1929 na alta depressão econômica, cujo objetivo era gastar o mínimo possível deixando todos do grupo satisfeitos. Pra quem não sabe, Amigo Secreto / Oculto é uma brincadeira onde todos os participantes sorteiam um nome de outro membro do grupo em segredo com antecedência ao dia da revelação. No dia combinado, cada membro do grupo deve presentear quem sorteou, não deixando nenhum dos participantes de fora. Geralmente, são definidos presentes, valores e regras que transformam o evento em:

  • Amigo de Chocolate - Onde só vale presentear com chocolate, ideal pra Páscoa.
  • Amigo da Onça - Onde os sorteados serão trolados com presentes de gosto duvidoso. 
  • Amigo de Caneca - Onde só vale presentear com canecas e objetos que caibam no objeto.
  • Amigo Chinês - Onde os presentes e seus presenteados são sorteados somente na hora, numa disputa de adivinhação sobre o que tem no embrulho e quem levará, podendo ser o próprio comprador dele. O objetivo aqui é ver quem se deu melhor.
  • Amigo Elefante Branco - Mesmo princípio do amigo chinês com as variações de estipulação de preço do presente, que pode estar embrulhado ou não na embalagem original ou pra enganar e ficam todos numa mesa, onde são escolhidos pela ordem de sorteio e o sorteado pode escolher qualquer um, menos o seu. 
  • Amigo Tradicional - Onde vale qualquer presente, mas às vezes são definidos valores como exceção. 

Dependendo da ocasião, os participantes podem adaptar a brincadeira até seus mundos como o Amigo de Lingerie, por exemplo. Porém, muito cuidado com a intenção da brincadeira, pois sua função é divertir e por se tratar de algo pessoal, que mexe com gostos e valores, pode acabar ofendendo e se tornar um verdadeiro Inimigo Secreto, como já brincam por aí. 

Atualmente, existem opções mais modernosas de brincar sem suspeitas, se utilizando de sorteios  e sites de presentes online que já fazem tudo automaticamente. Mas a maioria das pessoas acredita ainda que a alma do evento está na ação de sortear e presentear pessoalmente. 

Pra você que não quer errar nem se meter em problemas na virada do ano, vale se manter neutro, ir em cheio ou dar uma stalkeada na pessoa sorteada. Como no Facebook, que lançou recentemente um recurso que ajuda na sugestão de presentes. E quem não quer chegar a tanto, boas opções seriam comprar algo de acordo com as regras estipuladas, pra não chamar a atenção nem deixar a desejar, indo certeiro naquilo que sabe que a pessoa sorteada gosta, se for alguém íntimo, ou manter-se no trivial e infalível como chocolate, camisetas, bolsas, etc

Mesmo assim, dependendo da situação será impossível prever a reação do presenteado. Há pessoas animadas, pra cima, que farão uma festa até com um saco de meias, enquanto existem outras que cumprimentarão com o mesmo sorriso amarelo e um obrigado seco ao verem uma Ferrari na porta e um laço enorme no nome delas. Às vezes, o sorriso amarelo pode ser acanhamento, como a alegria esfuziante fingimento. Vá saber... O que se passa na cabeça de cada um de verdade somente eles saberão. O importante é que você tentou!
Advertise with Anonymous Ads




Freebitco - Bitcoins Grátis



Ela Veste Preto... . 2017 Copyright. All rights reserved. Designed by Blogger Template | Free Blogger Templates