O Que é e Como Escolher o Melhor Crédito Consignado
Ninguém deseja ter dívidas, não é? Mas mesmo assim elas acontecem, principalmente com a situação econômica do país. Fechar as contas está se tornando um desafio cada vez mais difícil e penoso para milhares de brasileiros que contam com a renda de um salário incerto e atualmente escasso.
O que é Crédito Consignado?
Para que Serve?
Este tipo de empréstimo pode ser um aliado no orçamento, pois é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, o que torna seu pagamento facilitado em vantagem à outros. Desse modo ele serve:
- Para pagar contas e não comprometer o orçamento planejado;
- Para encerrar dívidas caras, cujos juros serão muito maiores à prazo no pagamento das parcelas. Ex. Cheque Especial, Rotativo do Cartão de Crédito;
- Para iniciar um negócio, reformar a casa, etc. Situações em que o financiamento pode ser mais longo com valores menores;
Quem Pode Pegar um Crédito Consignado?
Podem optar pelo crédito consignado:
- Quem trabalha com carteira assinada (empresa privada);
- Aposentados e pensionistas do INSS;
- Servidores públicos (Federal, Estadual e Municipal);
- Militares das Forças Armadas;
Crédito Consignado Tem Juros Mais Baixos? Por quê?
Como dito antes, são os juros mais baixos do mercado, e isso gera diversas vantagens em adquiri-lo. O motivo está na segurança de quitar o empréstimo, que é descontado direto do pagamento, deixando uma baixa margem para a inadimplência. Enquanto as linhas de crédito tradicionais podem chegar a 22% de juros mensais, as de consignados ficam em torno de 1,22% a 6,27% ao mês.
Sendo assim, é importante pesquisar os melhores locais de crédito, como o Grupo AMP, que traz benefícios como:
- Taxa de juros menores, para situações emergenciais;
- Facilidade de contratação, com pouca burocracia por já haver uma conta, além da rápida liberação do dinheiro;
- Prazos mais longos que podem chegar até 120 meses;
Tudo isso, tendo em mente que em casos de pessoas assalariadas por empresas privadas, há o risco de perder o emprego. Em situações assim, o consignado terá que ser totalmente quitado na rescisão ou trocado por um empréstimo comum. Já os aposentados, funcionários públicos, etc. precisam entender que é uma dívida de longo prazo, sem chance de adiar.
Lembrando que: Este tipo de decisão requer planejamento e responsabilidade, para que a dívida seja paga e o empréstimo seja a solução, e não mais um fator de agravamento da situação financeira.
É importante observar se o valor obtido pode cobrir o valor total do que é devido e se as parcelas de pagamento do empréstimo estão dentro das possibilidades. Só assim, o consignado valerá a pena. De outra forma, apenas irá acarretar mais uma dívida às despesas do mês, pesando num orçamento que já não pode ser arcado.